Notícias

Esse canal é atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Assessoria de imprensa: (34) 3291 – 8048 ou imprensa@ecoviasdocerrado.com.br

Emergências: 0800 0364 365

Obra do Trevão de Monte Alegre de Minas recebe visita técnica de estudantes da UFU

Publicado em 17 de fev de 2024 às 12:00

Uma das principais obras do contrato de concessão da Ecovias do Cerrado, o Trevão de Monte Alegre de Minas, no entroncamento das BRs 365 e 153, recebeu, na manhã deste sábado (17), uma visita técnica de estudantes de Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O objetivo foi conhecer o projeto e as principais características estruturais da obra, que já se encontra em sua fase final.

A visita foi idealizada pelo professor Paulo Roberto Cabana Guterres, que ministra a disciplina de Processos Construtivos de Pontes em Concreto Armado Protendido aos alunos do 8º período. Segundo ele, esta foi a primeira de três excursões que os estudantes farão em obras de grande porte neste semestre.

“Sempre fazemos visitas como forma de alimentar a teoria ensinada durante o curso. Como são obras muito específicas, será possível mostrar aos alunos, ao vivo, todos os elementos que abordo em sala de aula. É uma forma de complementarmos o conteúdo tratado”, disse o professor.

Durante a visita, os alunos puderam percorrer os principais pontos do Trevão e tirar suas dúvidas com os engenheiros da Ecovias do Cerrado. Posteriormente, na universidade, os estudantes terão de apresentar um relatório sobre a visita, apontando as principais características estruturais encontradas. “Ainda coloco uma questão para o relatório: se você fosse o projetista dessa obra, você proporia as mesmas soluções de engenharia ou escolheria outra modelagem?”, complementou o professor.

Segundo o Gerente de Engenharia da Ecovias do Cerrado, Guilherme Gonçalves, a visita foi uma oportunidade para a concessionária estreitar os laços com a comunidade de sua área de atuação.

“A obra do Trevão é bastante complexa e demandou muito estudo por parte da concessionária para garantir as melhores condições em segurança e trafegabilidade. Além de contribuir com o conhecimento acadêmico, essa visita nos ajuda a dar mais transparência às soluções encontradas durante a elaboração do projeto”, disse.

A OBRA

O Trevão de Monte Alegre de Minas é um dispositivo do tipo “Trevo Completo”, com viadutos, pontes e quatro alças de acesso. A estrutura tem cerca de 1 km de extensão e foi projetada para garantir o livre tráfego na via, sem a necessidade de paradas para entrada e saída nos quatros sentidos da interseção rodoviária.

A obra vai beneficiar usuários e a comunidade no entorno, na medida em que aumentará a segurança e a trafegabilidade na região