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Ecovias do Cerrado realiza em média um atendimento a cada 10 minutos

Publicado em 12 de set de 2022 às 12:00

A cada 10 minutos, a Ecovias do Cerrado realiza ao menos um atendimento ao longo dos 437 quilômetros de concessão das BRs 364 e 365, entre Uberlândia-MG e Jataí-GO. Essa foi a média registrada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que completou 2 anos de operação em 1º de setembro.

 

Na rodovia, motoristas podem solicitar socorro médico, mecânico e remoções veiculares de forma gratuita, a qualquer hora do dia, pelo telefone 0800 0364 365. Já nas nossas bases, os usuários podem realizar paradas rápidas para descanso, tomar água, ir ao banheiro e sanar dúvidas sobre o trajeto. 
 

No total, foram mais de 109 mil acionamentos tratados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), setor da concessionária responsável pelo monitoramento e pela logística das equipes na rodovia. O número representa uma média de 149 atendimentos por dia em todo o trecho. 

 

Problemas mecânicos foram uma das principais causas de acionamento no período. Foram mais de 41 mil atendimentos do tipo, a maioria deles relacionada a panes mecânicas (29,3 mil), seguido de pneus furados ou estourados (5,3 mil), panes secas (3,4 mil) e panes elétricas (3,2 mil). 

 

“Se antes da concessão, o motorista ficava à própria sorte, tendo de solicitar recursos próprios em caso de panes ou até mesmo ocorrências mais graves, com a chegada do SAU, essa realidade mudou. O usuário trafega mais tranquilo e seguro sabendo que, além de uma rodovia com boas condições de pavimento e de sinalização, ele também contará com apoio especializado, caso precisar”, afirma o Diretor Superintendente da Ecovias do Cerrado, Matheus Fernandes. 

 

FROTA BEM EQUIPADA 

 

Para os atendimentos na rodovia, a concessionária possui uma equipe de 189 profissionais, que atuam junto a uma frota de 9 ambulâncias, 3 guinchos leves, 3 guinchos pesados, 2 caminhões-pipas e 2 caminhões-boiadeiros.

 

Há ainda 5 viaturas de inspeção de tráfego, que percorrem todo o trecho durante 24h. Equipados com uma variedade de ferramentas, esses veículos operacionais foram responsáveis por 89 mil atendimentos ao longo destes 2 anos, em serviços que incluem socorro mecânico de baixa complexidade (troca de pneus, recargas de baterias, entre outros), remoções de objetos na pista, sinalização e orientação para o tráfego em cenas de acidentes, e, até mesmo, combate a incêndios. 

 

“Nossa frota possui veículos multitarefas, que têm capacidade de dar apoio a diversos tipos de ocorrências, além daquelas para os quais foram originalmente projetados. Por exemplo, os caminhões-boiadeiros, que são mais voltados à remoção de animais, ou até mesmo as ambulâncias pré-hospitalares também conseguem prestar auxílio a usuários em demandas de socorro mecânico, caso necessário”, comenta Fernandes. 

 

Quando não é possível resolver a situação do veículo na rodovia, entram em ação os guinchos leves e pesados, que juntos realizaram 11,4 mil atendimentos no período. 

 

ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR

 

Mais de 3,1 mil usuários receberam algum apoio da equipe médica da concessionária nestes dois anos do SAU. O número não inclui apenas atendimentos prestados em acidentes, como remoções hospitalares ou tratamento de lesões, mas também auxílios a motoristas que apresentaram algum mal-estar durante a viagem e orientações de saúde.

 

TOTAL DE ATENDIMENTO por tipo ou veículo 

 

 

 

 

 

Caminhão-boiadeiro 

 

 

 

215 

Serviços de inspeção 

 

 

 

89.429 

Socorro mecânico 

 

 

 

4.433 

Atendimento médico 

 

 

 

3.152 

Caminhão-pipa 

 

 

 

482 

Remoção veicular 

 

 

 

11.434 

Total Geral 

 

 

 

109.145 

 

COMO SOLICITAR O APOIO NA RODOVIA? 

 

A solicitação de recursos pode ser feita por meio de ligação gratuita para 0800 0364 365, que possui linha direta com o Centro de Controle Operacional.

 

O CCO também acompanha, em tempo real, através das câmeras de monitoramento, tudo o que ocorre na rodovia. 

 

Outra forma de solicitar apoio é por meio do serviço de inspeção 24 horas, ao avistar alguma viatura ou ser detectado por ela. 

 

COMO OCORRE O ATENDIMENTO? 

 

Ao ligar para o 0800, os motoristas podem acionar guincho, solicitar ambulâncias ou pedir assistência mecânica. 

 

O objetivo da concessionária é garantir que a via esteja sempre com fluidez e segurança e, em caso de eventual defeito de um veículo ou acidente, a pista seja liberada o mais rápido possível. 

 

Dessa forma, caso o atendimento mecânico não seja possível de ser resolvido no local, o usuário tem seu veículo removido por guinchos, de forma gratuita, até o ponto de apoio mais próximo.  

 

Para ocorrências pré-hospitalares mais complexas, que precisam de suporte e observação médica intensa, o usuário é removido pela ambulância da concessionária até uma unidade de saúde do município mais próximo ou, em casos mais graves, a um hospital referência no atendimento necessário.