Notícias

Esse canal é atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Assessoria de imprensa: (34) 3291 – 8048 ou imprensa@ecoviasdocerrado.com.br

Emergências: 0800 0364 365

Ecovias do Cerrado inicia 3ª fase das obras no Trevo de Xapetuba

Publicado em 10 de dez de 2020 às 17:00

A Ecovias do Cerrado irá executar, neste sábado (12), o içamento de vigas da estrutura viária no entroncamento da BR-365 com a BR-452, local conhecido como Trevo de Xapetuba, entre os municípios de Monte Alegre de Minas e Uberlândia. Será necessário fazer desvio no tráfego, por isso a concessionária alerta para que os motoristas redobrem a atenção ao passarem pelo local.

O içamento de vigas faz parte da 3ª fase da construção da estrutura. Os trabalhos estão previstos para começarem às 7h da manhã, no sentido oeste da pista. Não haverá interdições no tráfego, mas, para quem trafega no sentido Monte Alegre de Minas, será feito um desvio pela alça de acesso à BR-452. Para quem segue pelo sentido Uberlândia, não haverá alterações.

O trecho estará devidamente sinalizado com cones, placas, homens-bandeira e Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs). Viaturas e agentes de inspeção da concessionária também estarão no local para orientar o trânsito. Além disso, usuários poderão solicitar informações sobre a obra e o fluxo no local por meio do telefone 0800 0364 365.

Os trabalhos estão previstos para serem encerrados ainda no sábado, mas podem ser postergados para o domingo em caso de condições climáticas adversas. Serão içadas cinco das dez vigas que vão dar sustentação à laje da estrutura, a ser construída na última etapa da obra. Cada viga tem 35 metros e pesa cerca de 50 toneladas. Um equipe de 50 pessoas estará envolvida nesta operação.  O içamento do restante das vigas ocorrerá nas próximas semanas e será previamente comunicado.

A previsão é que o todo o Trevo de Xapetuba seja entregue em janeiro de 2021, o que vai beneficiar principalmente o acesso à BR-365 para quem trafega pela BR-452.

A construção da estrutura foi iniciada há quase 10 anos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), mas sofreu uma série de interrupções. A retomada e conclusão da obra está inclusa no contrato assinado em 2019 entre o Governo Federal e a Ecovias do Cerrado para a assunção dos 437 km das BRs 364/365/GO/MG.