Notícias

Esse canal é atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Assessoria de imprensa: (34) 3291 – 8048 ou imprensa@ecoviasdocerrado.com.br

Emergências: 0800 0364 365

Ecovias do Cerrado e PRF promovem reflexão sobre direção defensiva na BR-364/365

Publicado em 27 de mai de 2021 às 10:00

Desde 1º setembro, quando foi iniciada a operação do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) na BR-364/365, a Ecovias do Cerrado registrou mais de 400 acidentes no trecho concessionado, que engloba 437 quilômetros entre Jataí-GO e Uberlândia-MG. Ao todo, 295 pessoas ficaram feridas e precisaram de atendimento pré-hospitalar por parte da concessionária.

Os acidentes mais comuns foram colisões traseiras (81) e capotamentos (64), cujas causas prováveis, em sua maioria, estão relacionadas a erros humanos, como desrespeito às leis de trânsito e aos limites da via.

Para alertar sobre essa realidade, a Ecovias do Cerrado e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram, na última semana, duas blitzen educativas. As ações fizeram parte do calendário do Maio Amarelo da concessionária e ocorreram no km 631 da BR-365, em Uberlândia-MG, e no km 191 da BR-364, em Jataí-GO. 

Mais de 200 motoristas foram abordados e receberam orientações e materiais informativos. As campanhas seguiram o lema do Movimento Maio Amarelo deste ano: “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”. 

O Gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovias do Cerrado, Anderson Finco, afirma que objetivo foi o de promover reflexão sobre a necessidade dos motoristas adotarem uma postura ao volante mais empática e, sobretudo, responsável, o que pode ajudar a reduzir os números de acidentes.

“Nós reforçamos a necessidade de o usuário ter sempre atenção na rodovia e manter os devidos cuidados. As ocorrências mais comuns estão relacionadas a comportamentos como o uso de celular, manobras arriscadas, como ultrapassagens inseguras, ou ingestão de bebida alcóolica. Existem ainda situações em que o usuário não realiza a manutenção adequada do veículo”, disse.

A necessidade de atenção e responsabilidade por parte do motorista também fica evidente quando analisados os períodos das ocorrências. Os meses de dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, que coincidem com datas festivas e feriados, foram os que registraram maior quantidade de acidentes em cada ano, com 69 e 52 casos, respectivamente.

Além do Maio Amarelo, a Ecovias do Cerrado realiza, periodicamente, campanhas educativas e de conscientização do usuário, com foco em segurança viária, direção defensiva, direitos humanos e proteção de crianças e adolescentes. 

As ações podem ser conferidas por meio do site da concessionária, perfil no Twitter (@EcoviasCerrado), revista trimestral, spots de rádio e Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs).