Notícias

Esse canal é atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Assessoria de imprensa: (34) 3291 – 8048 ou imprensa@ecoviasdocerrado.com.br

Emergências: 0800 0364 365

Dia Mundial da Água promove reflexão sobre consumo dos recursos hídricos

Publicado em 22 de mar de 2021 às 17:30

Com base em compromisso ambiental, Ecovias do Cerrado desenvolve ações para conscientização e economia de água ao longo de todo o ano.

Você sabia que, segundo a ONU, há pelo menos 1,8 bilhão de pessoas com maior risco de contrair o novo coronavírus do que a média global? A razão para isto é muito simples: elas vivem em regiões do mundo onde há escassez de água e, por isso, não têm condições de higienizar mãos, superfícies e instalações de forma adequada.

A pandemia revelou apenas mais um problema que crises de abastecimento ocasionam, mas a preocupação com a falta de água já é antiga. Todos os anos, em 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água, que visa alertar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.

A data é um convite para toda a sociedade civil repensar sua relação com o consumo dessa fonte de vida.

MEDIDAS SIMPLES PARA O DIA A DIA

E você também pode ser um agente direto nesta causa. Com ações simples e práticas, é possível que todos contribuam para a preservação e economia dos recursos hídricos. 

Veja abaixo algumas dicas fáceis para você ter uma postura mais sustentável com relação ao consumo de água:

- Encha um copo de água e o utilize para enxaguar e escovar os dentes. A economia pode chegar a 3 litros por dia;
- Fique atento a vazamentos. Uma torneira com problemas será responsável pela perda de 2.068 litros de água em 24 horas;
- Use a vassoura para limpar a sua casa. O gasto com uso de mangueiras pode chegar a 280 litros de água durante 15 minutos;
- Diminua o tempo de banho e feche o registro para se ensaboar. Um banho de ducha de 15 minutos consome 135 litros de água;
- Ensaboe toda a louça e só depois faça o enxague. Com isso, em uma lavagem de 15 minutos, o consumo pode cair de 114 para 20 litros;
- Use balde para lavar o carro. Uma lavagem com mangueira aberta, durante 30 minutos, pode consumir até 560 litros de água. Caso opte por balde, o consumo reduz para 40 litros.

Durante a sua viagem proteja os rios e as nascentes 

Mas não é só com a diminuição do consumo de água que se garante a preservação dos recursos hídricos. Também é necessário olhar com mais cuidado para a conservação dos rios, principais fontes de abastecimentos para muitas cidades. 

A melhor forma de se manter a qualidade de um rio é por meio da conservação de suas nascentes. E para isso, todos podem ajudar.  Uma das principais medidas é evitar o descarte irregular do lixo, que pode vir a alcançar e poluir fontes de água. Até mesmo uma pequena bituca de cigarro pode causar um grande dano, caso gere um foco de incêndio que venha a danificar matas e áreas de preservação que protegem os rios. 

Vale destacar que muitas nascentes ficam em áreas próximas às rodovias, por isso o bom comportamento dos usuários é importante para garantir a qualidade da água que chega a todos nós.