Notícias

Esse canal é atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Assessoria de imprensa: (34) 3291 – 8048 ou imprensa@ecoviasdocerrado.com.br

Emergências: 0800 0364 365

Dia de Combate ao Alcoolismo reforça alerta contra bebida e direção

Publicado em 18 de fev de 2020 às 10:00

Estudo elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que até 2,3 milhões de pessoas são dependentes do álcool no Brasil. Além de causar mais de 200 tipos de doenças, o uso nocivo de bebidas alcóolicas também gera preocupação por estar relacionado a diferentes formas de violência e a problemas para a segurança viária. De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde, feito em 2018, mais de 5% dos brasileiros assumiram ter dirigido após consumo de bebida alcoólica, hábito que traz riscos e fere a legislação de trânsito.

Para alertar sobre os perigos da dependência e do uso nocivo do álcool, o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo foi instituído em 18 de fevereiro. Entre os órgãos públicos, a data se torna cada vez mais importante diante do crescimento de até 14% no consumo abusivo de álcool registrado pelo Ministério da Saúde, principalmente entre as mulheres.

Mas mesmo que o hábito de beber pesadamente tenha se tornado mais comum entre público feminino, ainda são os homens que apresentam maior comportamento de risco. Ainda segundo o Ministério da Saúde, um em cada quatro brasileiros costuma ingerir mais de quatro doses de álcool por ocasião, nível considerado abusivo. 

Também são os homens que mais misturam bebida e direção: ao menos 9% deles relataram já ter pegado o volante após a ingestão de bebida. Esse comportamento é perigoso e pode ter consequências. A legislação brasileira adota tolerância 0 para embriaguez ao volante e prevê punições para o motorista que for flagrado com algum nível de álcool no organismo. A infração é considerada gravíssima, soma 7 pontos na CNH, além de suspender a habilitação por um ano. 

O valor da multa é de R$ 2.934,70 e dobra para reincidentes. Vale destacar que quem se recusa a fazer o teste do bafômetro está sujeito às mesmas penalidades.

A punição é pior para quem for pego com mais de 0,33 mg de álcool no teste do bafômetro. Neste caso, o motorista responde por crime de trânsito e pode ser condenado de seis meses a até 3 anos de prisão, além de ser multado e ter a carteira de habilitação suspensa. Caso o motorista alcoolizado cause um acidente com morte, a condenação varia de 5 a 8 anos.

EFEITOS DO ÁLCOOL

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que não há um nível seguro para consumo do álcool. No organismo, a substância causa efeitos que vão da euforia à sonolência.

Dentre os principais riscos que o álcool traz ao motorista estão os prejuízos à coordenação motora, a perda de reflexos, a diminuição da acuidade visual e a lentidão na tomada de decisões.