Notícias

Esse canal é atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Assessoria de imprensa: (34) 3291 – 8048 ou imprensa@ecoviasdocerrado.com.br

Emergências: 0800 0364 365

Concessionária instala novas cercas nas BR-364 e BR-365 em Minas e Goiás

Publicado em 26 de jun de 2020 às 10:00

Além de delimitar a faixa de domínio, estruturas ajudam a conter invasão de animais na pista e garantem mais segurança aos usuários

Para reduzir os riscos de acidentes envolvendo animais na pista, a Ecovias do Cerrado conta com uma série de medidas preventivas. As ações começam com a instalação de cercas nas faixas de domínio e irão até o monitoramento constante das vias através do sistema de câmeras.

As obras de melhoria e modernização da BR-364/365 começaram com os trabalhos iniciais de intervenções no pavimento e de conservação (roçadas, podas e limpeza dos sistemas de drenagem) em janeiro deste ano, mas desde fevereiro o trabalho de instalação de novas cercas já vem sendo realizado pela concessionária.

Mais de 50 quilômetros de cercas foram instalados em trechos situados em sete municípios (Monte Alegre de Minas, Canápolis, Ituiutaba e Santa Vitória, em Minas Gerais; e São Simão, Cachoeira Alta e Jataí, em Goiás). A companhia já investiu R$ 900 mil e deve investir mais R$ 2,2 milhões até a conclusão dos trabalhos, previstos para o mês de agosto deste ano.

Com o intuito de proporcionar mais segurança aos usuários e comunidades lindeiras, a concessionária alerta que qualquer acesso ao longo da rodovia, seja ele industrial, rural, comercial, residencial ou municipal, deve ser regularizado, de acordo com as condições de segurança viárias estabelecidas pelo órgão ou entidade com direitos sobre a via, conforme o artigo 50 da Lei nº 9.503/1997, Código de Trânsito Brasileiro.

Entenda o que é a faixa de domínio

A faixa de domínio são as áreas laterais às pistas que pertencem ao Governo Federal e é regulamentada e delimitada pelo contrato de concessão da Ecovias do Cerrado firmado junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O espaço é destinado para acomodar os taludes de corte, aterro e elementos de drenagem, como também área de escape.

Vale ressaltar que a ocupação irregular da faixa de domínio por estabelecimentos comerciais, barracas ou mesmo a permanência de ambulantes às margens da rodovia, além de gerar transtornos aos usuários, pode causar acidentes.

Regularize sua propriedade que está na faixa de domínio

Para esclarecer e/ou regularizar acessos, imóveis e postos de serviços que ficam às margens da via, os proprietários devem entrar em contato por meio do e-mail: faixadedominio@ecoviasdocerrado.com.br ou através do telefone (34) 3291-8000.