Notícias

Esse canal é atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Assessoria de imprensa: (34) 3291 – 8048 ou imprensa@ecoviasdocerrado.com.br

Emergências: 0800 0364 365

Campanha alerta motoristas profissionais para o fim do prazo do exame toxicológico

Publicado em 29 de dez de 2021 às 11:44

Em apoio a uma iniciativa da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e da Associação Brasileira de Toxicologia (ABTox), a Ecovias do Cerrado e a Eco050 fizeram, neste mês, a distribuição de materiais informativos para alertar os usuários que trabalham como motoristas profissionais sobre o fim do prazo para o exame toxicológico. Para quem tiver CNH C, D e E válida entre janeiro e abril de 2024, a data limite é a próxima sexta-feira (31).

Os materiais foram distribuídos durante campanhas educativas executadas no começo do mês em Uberlândia-MG, Uberaba-MG e Catalão-GO. Também é possível retirar os panfletos nos revisteiros disponibilizados nas praças de pedágio das BRs 050, 364 e 365.

O objetivo é alertar os motoristas profissionais para que não sejam penalizados, conforme a regra válida após promulgação da Lei nº 14.071/2020, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo o texto, dirigir após 30 dias do vencimento do exame toxicológico é infração gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e suspensão do direito de dirigir por três meses.

Para realizar o exame, os condutores devem procurar laboratórios credenciadas pelo Denatran, junto ao posto de coleta contratado pelo laboratório. O exame é realizado a partir da retirada de uma pequena amostra de pelos, sendo um procedimento rápido e indolor. É cobrado um valor máximo de R$ 187.

Para mais informações, acesse o site: https://abtox.org.br/.